fbpx

Polo Aquático

O Polo Aquático é uma das modalidades dos desportos aquáticos regulada a nível mundial pela FINA (Fédération Internacionale de Natacion), praticado em piscina, com bola, consistindo em formações coletivas que disputam jogos, com o objetivo de introduzir a bola na baliza da equipa adversária.

Oficialmente o Polo Aquático surgiu enquanto desporto no final do século XIX, tendo sido uma das primeiras modalidades coletivas a serem integradas nas segundas olimpíadas da era moderna em 1900 (Paris), ainda que só na vertente masculina. Somente no ano 2000 (Sydney) a modalidade tornou-se olímpica na vertente feminina.

Os jogos são disputados com duas equipas de 7 jogadores, com uma bola, que os jogadores só podem tocar com uma das mãos (à exceção do guarda redes), e a bola não pode ser afundada pelo jogador quando atacado.

As toucas são uma das caraterísticas específicas da disciplina. Estas são de pano, com proteção para as orelhas, todas da mesma cor em cada equipa, sendo que uma usa a cor branca e outra a azul. As bolas pesam entre 400 e 450g, e têm circunferências entre 68 e 71cm para os jogos masculinos e entre 65 e 67cm para os jogos femininos.

Em Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo os jogos de Polo Aquático são disputados em quatro partes de 8 minutos de tempo útil cada, contudo podem existir variações desta regra, especialmente nos escalões de formação.

Em Portugal são realizados pela Federação Portuguesa de Natação os Campeonatos Nacionais Absolutos masculinos e femininos, e realizam-se igualmente fases finais para os grupos de idade abaixo dos 20 anos.

© 2019 Aminata Évora Clube de Natação. Todos os direitos reservados.
Tema: WarpTheme