fbpx

Triatlo

Triatlo ou triathlon é uma combinação de três modalidades: a natação, o ciclismo e a corrida. Durante a competição, eles são realizados nesta sequência e sem interrupção.

Para conquistar o primeiro lugar, o atleta deve ser o primeiro a cumprir – no caso das regras olímpicas – os 51,5 quilómetros totais de prova, divididos em 1,5 km na natação, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. O desporto é praticado tanto por homens como por mulheres.

As regras de triatlo são bem simples e claras para cada categoria. Além das distâncias que o atleta deve percorrer, a largada, as áreas de transição e a chegada das provas devem acontecer no mesmo lugar. A área de transição é onde os atletas se preparam para trocar de modalidade. É lá que eles colocar capacetes, vestem o traje adequado, etc.

O triatlo surgiu na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, na década de 1970, com Jack Johnstone e foi disputada no San Diego Track Club.

No entanto, foi só em 1978, no Havai, que a modalidade teve uma competição oficial. Na ocasião, os atletas foram testados para descobrir qual deles possuía a melhor forma física entre os ciclistas, nadadores e corredores.

A estreia do triatlo olímpico aconteceu nos jogos de Sidney, em 2000, depois de serem feitas algumas alterações de normas pela União Internacional de Triatlo (ITU) para tornar o desporto mais atrativo ao público. Entre as mudanças, estavam a uniformização dos trajes, a presença de logomarcas e patrocinadores e o limite de três atletas masculinos ou femininos para cada equipa.

Benefícios do triatlo

Por ser uma prática que envolve a natação, o ciclismo e a corrida, o desporto triatlo fortalece os músculos de todo o corpo e proporciona resultados físicos, como também psicológicos.

- Perda de peso e prevenção da obesidade

- Melhora da capacidade do sistema respiratório

- Prevenção da diabetes e outras doenças crônicas, como hipertensão e colesterol

- Diminuição do risco de osteoporose

- Combate à depressão

- Menor risco de problemas cardiovasculares

- Melhora da autoestima

A escola de triatlo é um espaço acessível e destina-se a jovens de ambos os sexos que preencham os requisitos mínimos para a sua prática, “saber nadar”.

Os (as) atletas poderão inscrever-se na escola de triatlo a partir dos 7 anos até ao limite de 15 anos.

Será concedido um período de uma semana à experiência, após o qual deve regularizar a inscrição no AMINATA, caso esteja interessado em continuar.

A filiação será feita assim que se verifique a inscrição mínima de dez alunos na disciplina de triatlo.

O (a) atleta através do encarregado de educação para além do seguro e mensalidade assume as despesas com as inscrições nas provas e na Federação, transporte, alimentação, alojamento e equipamento necessário para a prática (treino e competição) da modalidade.

 

Os treinos e horários

Natação – será realizada no grupo e horário mais adequado ao nível de natação. (duas a três sessões por semana)

• Aprendizagem

• Aperfeiçoamento

• Pré-competição

• Cadetes

• Infantis

• Absolutos

• Desafio Aquático

 

Corrida – Quartas das 16h às 17h30m.

• Local – Aminata, nas instalações e terrenos anexos ou outros a designar na altura.

 

Ciclismo – Sábados das 16h às 17h30m.

• Local – Aminata, nas instalações e terrenos anexos ou outros a designar na altura.

Triatlo
© 2019 Aminata Évora Clube de Natação. Todos os direitos reservados.
Tema: WarpTheme